Vem de Itacaré, na Costa do Cacau, a moqueca eleita a melhor no Concurso da Moqueca 2024, na tarde de sábado (7). A Maxixada Terra e Mar, da chef Thiara Novaes, do restaurante Mirantes Marina, foi a vencedora e levou o troféu Dendê de Ouro. A final da competição teve representantes das 13 zonas turísticas da Bahia, no Mercado do Rio Vermelho (Ceasinha), em Salvador. Em segundo e terceiro lugares ficaram com os estabelecimentos Oásis D’Moura (Santo Antônio de Jesus – Caminhos do Jiquiriçá) e Sabor da Serra (Lençóis – Chapada Diamantina), respectivamente. O evento foi promovido pela seção baiana da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-BA), em parceria com as secretarias estaduais de Turismo (Setur-BA) e de Desenvolvimento Econômico (SDE).
“É uma sensação imensurável. Não tenho como descrever a emoção de estar levando para minha amada Itacaré o prêmio de melhor moqueca da Bahia. Vamos continuar defendendo o nosso destino, com a gastronomia do Mirantes Marina”, comemorou a chef Thiara Novaes, que usou na receita maxixe, carne seca, camarão e ovo de galinha caipira.
“O concurso é uma demonstração da criatividade única na culinária, que só os baianos possuem, com a participação de todas as zonas turísticas do estado. Os estabelecimentos vencedores e os que não ganharam troféus estão de parabéns, pela contribuição para a qualificação do turismo gastronômico”, declarou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.
“A segunda edição foi um sucesso, nesse grande envolvimento de restaurantes e chefs de cozinha. A parceria com o Governo do Estado, que começou na primeira edição, teve um papel fundamental na organização do concurso, uma festa de sabores que entrou para o calendário de eventos turísticos da Bahia”, ressaltou o presidente-executivo da Abrasel-BA, Luiz Henrique do Amaral.
Após a premiação, o show do cantor Viny Brasil animou baianos e turistas que prestigiaram a escolha da melhor moqueca. “Um evento como esse contribuiu para a movimentação econômica dos lojistas e confirma a vocação da tradicional Ceasinha, como atração turística para os que visitam a nossa terra”, disse o presidente da Associação dos Permissionários do Mercado do Rio Vermelho, Dionísio Rios, conhecido como Alemão.