PARTICIPANTES

WhatsApp Image 2024-11-12 at 21.13.06
ACARAJÉ DA BEL 
Praça Pataxós, n 15, Centro/Balsa, Porto Seguro/BA – CEP: 45810-000
Moqueca do Sertão preparada com peixe vermelho, acompanhada de maxixe e jiló, preparada com azeite de dendê, leite de coco, tempero verde, tomate, pimentão, cebola, alho, pimenta de cheiro, limão, pimenta do reino, sal e MUITO AMOR. Devido às grandes secas do sertão, o maxixe e o jiló, por serem mais resistentes ao clima árido, se tornaram as principais opções de alimentação da população nordestino-sertaneja, fazendo assim, com que fossem se tornando acompanhamentos importantes de pratos típicos. Produzida por dona Isabel Nonata de Lima, popularmente conhecida como Bel do Acarajé de Porto Seguro - Bahia, localizada na balsa, região central da cidade.
WhatsApp Image 2024-11-07 at 13.04.13
ACARAJÉ DA DRICA
Rua Aristides Milton, 453, Itapua Shopping Loja 16, Salvador/BA – CEP: 41610011
Essa moqueca é de peixe cavala. Com camarão, os acompanhamentos, salada de feijão, arroz branco, fradinho, pirão da moqueca e nosso purê de banana da terra. Com bananas fritas, molho de pimenta. E o tempero do nosso peixe é o tradicional alho sal, com a pimenta doce leite de coco e regada de amor. Farofa de azeite também!
IMG_3731
ALICHE PRIME RESTAURANTE E PIZZARIA
Prime, Torre Mista - Av. Tancredo Neves, Loja 21 - Caminho das Árvores, Salvador - BA, 41820-021
Unindo três culturas, a moqueca de lagosta com camarão é referência às tradições indígenas, portuguesas e africanas. Com os frutos do mar ricamente temperados com limão e sal, essa receita prova que o básico, bem feito, funciona. O segredo, no entanto, para o sucesso da execução, está no uso do tacho de barro, responsável por manter o calor e o cozimento lento do camarão. E não podemos esquecer, é claro, o leite de coco e o dendê. Toque final que traz equilíbrio e sabor para um prato tão icônico.
WhatsApp Image 2024-11-10 at 12.27.18
ARVOREDO CLUB HOUSE
R. das Pedrinhas, 1520 - Periperi, Salvador - BA, 40720-460
A moqueca é um dos mais divulgados pratos da culinária baiana. É uma das iguarias mais consumidas pelos nativos e degustadas pelos que aqui visitam. Em sua composição temos o cação, um peixe de sabor suave e textura inigualável, acompanhado de mexilhões, sururu, ostra, chumbinho camarão e siri catado, na companhia de tomates maduros, cebola, alho, pimentões, pimenta doce, coentro, leite de coco e azeite de dendê finalizados com uma linda e saborosa lagosta. Nesta composição temos uma mistura de sabores e sensações que nos remetem às tradições familiares e nos proporciona a divulgação cultural de um dos mais saboros pratos da nossa terra.
WhatsApp Image 2024-10-31 at 13.51.33 (2)
BAR DO EDINHO
Avenida Juracy Magalhaes Junior, 1624, Rest. 156, Salvador/BA – Cep: 41940060
A moqueca de pescada amarela com banana-da-terra é um prato saboroso onde o peixe é cozido em um molho de leite de coco, azeite de dendê, pimentões, tomates e coentro, ganhando um leve dulçor de banana. É acompanhado de arroz branco, pirão (feito com o caldo da moqueca) e farofa crocante, que adiciona textura e complementa os sabores tropicais.
WhatsApp Image 2024-11-05 at 16.39.32
BAR E RESTAURANTE RANCHÃO
Rua Manoel Pedro de Araujo, 13, Qd. G Lt. 13, Correntina/BA
A moqueca de Surubim é um peixe bem utilizado na culinária baiana. Composta com tomate, pimentão, cebola, leite de coco e azeite de dendê, a moqueca de Surubim ganha sabor e autenticidade através do nosso preparo especial.
unnamed (2)
BOTECO DA FAMÍLIA
Rua do Guará, S/N, Quadra 01, Lote 01, Camaçari/BA
Moqueca mista de pescada amarela com camarão sobre uma cama de cebola, tomate e pimentão, em um molho de cebola, coentro e leite de coco. O peixe e o camarão são marinados em limão e pasta de alho com quioiô. Acompanha arroz, feijão-fradinho, pirão e farofa de dendê.
BOTECO-MEGIRO_-_Moqueca-Kirimurê-de-peguari-aratu-sarnambi_
BOTECO MEGIRO
Pátio Santa Luzia - Av. Santa Luzia, 656 - Loja 12 - Horto Florestal, Salvador - BA, 40295-050
Moqueca Kirimurê , utilizamos de mariscos oriundos de uma cooperativa que tem como objetivo fortalecer a cadeia produtiva e tirar o atravessador da negociação para que as marisqueiras tenham uma melhor remuneração. Hoje a base de produtos que eles tem maiores quantidades para comercialização são o Aratu, sarnambi e o peguari. Sarnambi usamos , porque absorve bem o sabor da moqueca, o aratu trás um dulçor típico nos crustáceos e o preguari trás uma textura que deixa a moqueca ainda mais incrível. Usamos uma base de finalização de licuri e dendê artesanal feito no pilão por produtores locais.
manoel
CABANA DO MANOEL RESTAURANTE E PIZZARIA
Avenida João Climaco Teixeira, S/N, Valença/BA – Cep: 45400000
A escolha do prato Moqueca de Lagosta com Camarão Pistola e Banana da Terra nos leva à riqueza que a nossa região Costa do Dendê possui. Nossa cidade Valença é intitulada a “capital do camarão”. A lagosta é retirada dos corais de nossa Costa, nas cidades de Valença e Cairu. A banana da terra é oriunda da zona rural de nossa cidade, bem como o azeite de dendê de pilão, vindo de Cajaíba, também no município.
IMG-20220905-WA0146(1)
CAMAFEU DE OXÓSSI
Mercado Modelo 1° andar - Lado direito
Moqueca de Lagosta servida tradicionalmente com arroz, pirão e farofa, este prato exalta a rica culinária baiana. A moqueca de lagosta, com seus temperos aromáticos e o toque especial do dendê, é um convite para quem deseja explorar o melhor da culinária baiana enquanto aprecia a Baía de Todos os Santos e a hospitalidade da região.
20241031_143035
CASA DE ARTES CALANGO
Aldeia Hippie Arembepe-BA
Uma receita que tem como referência a Culinária Afro Indígena e tem na sua essência ingredientes que remete a nossa ancestralidade, o prato é de origem sustentável e que atende a todos os públicos, seja ele Vegano, Vegetariano e amantes da Culinária Afro Brasileira. Nos dedicamos a oferecer uma verdadeira experiência gastronômica com a nossa moqueca de coco verde, onde o cliente tem o prazer de experienciar a nossa verdadeira culinária ancestral.
FARA
FEIJÃO DA FARA
Rua Doutor Aristides de Oliveira, 1115, Térreo, Santa Mônica, Salvador/BA – CEP: 40342000
A moqueca de bijupirá é o nosso carro chefe. Um prato atrativo que tem um cheiro e sabor único. O peixe que vem exclusivamente de Alcobaça, acompanha ingredientes únicos e toque especial que é a pimenta de cheiro da roxa. Sabor, ingredientes selecionados, tudo em um só prato!
WhatsApp Image 2024-11-04 at 12.55.35
GOSPEL RESTAURANTE
Rua Carlos Conceicao, S/N, Lauro de Freitas/BA – CEP: 42710120
Nossa feijoada de frutos do mar é uma iguaria que mistura uma diversidade de frutos do mar encontrados em nossas marés, aqui na Bahia. Nosso prato leva um mix de mariscos, polvo, camarão, peixe, lagosta, temperos da nossa região e claro, o azeite e o leite de coco naturais, que não podem faltar. Para compor a feijoada optamos pelo feijão branco por sua neutralidade, o que ajuda absorver o sabor dos nossos frutos do mar, trazendo uma explosão gastronômica para nosso prato. Os acompanhamentos (arroz branco, farofa de camarão seco e pirão feito com o caldo) complementam a festa, sem roubar o brilho do protagonista.
IMG_1581
HOUSE BEACH BAR
Rua Exum, Vera Cruz, Bahia, Brazil Cep:44470-000
A Moqueca de Pinauna, umas das maiores iguarias do mundo composta com o clássico camarão extragrande, o que resulta numa mistura de sabores marcantes. A moqueca é preparada com o típico azeite de dendê artesanal produzido em pilão, misturado ao leite de coco natural, que promovem uma cremosidade ao prato, o seu toque final fica por conta da mistura de temperos verdes, o sabor inigualável da pimenta de cheiro, coentro silvestre colhido em nossa horta, cebola e rodelas de tomates que se complementam e entregam um mix de sensações. Para acompanhar, servimos o delicioso pirão da própria moqueca de pinauna e camarão, arroz branco soltinho e a típica farofa crocante de azeite de dendê.
Captura de Tela 2024-11-07 às 22.05.02
JUAREZ RESTAURANTE
Avenida Jequitaia, N° 1, Loja 01, Calçada, Salvador/BA – CEP: 40015035
A moqueca de pescada amarela é uma mistura de ancestralidade e combinações de temperos regionais, acrescentando uma pitada de sofisticação do azeite de oliva da Europa para dar uma cremosidade, cebola picada o leite de coco deixando ainda mais nossa moqueca literalmente brasileira. O coentro, a cebolinha, o tomate bem vermelhinho, o pimentão cortado em rodelas para dar aquela apresentação e sabor, salsa picadinha, alho à gosto para dar aquela preciosidade e a pimenta doce tem seu lugar para liberar um cheiro de dar água na boca, cebolas em rodelas, um pirão feito na hora com o caldo da própria iguaria, junto com arroz e a farofa do dendê isso é puro prazer na gastronomia baiana. O peixe de moqueca é uma herança da nossa irmã África graças à uma miscigenação da culinária africana e a criatividade baiana surge nossa moqueca.
CHEF_TAISFRAGA_05
JUREMA BOTEQUIM
Av. Dr. Antônio Muniz, 31 - São Gonçalo dos Campos, BA, Cep: 44330-000
Moqueca de Siri Catado com Lascas de Mamão Verde. A moqueca da Chef Taís Fraga, reverência a culinária ancestral baiana. Os ingredientes são tropicais e frescos oriundos da agricultura familiar, destacando modos de produção sustentáveis, utilizando alimentos de baixo custo, base das culinárias afro-indígenas, concebendo a união de ingredientes que simbolizam a conexão com a terra e o mar. A apresentação no prato de barro celebra a ancestralidade em conexão com a terra.
Foto-concurso-final
KITANDA GASTROBAR
Av. Oceânica, 297 - Barra, Salvador, Bahia Cep: 40140130
A Moqueca Manguemar busca reunir o marcante sabor das proteínas oriundas do mangue e o rico sabor dos Mares. Para representar esta mistura de sabores escolhemos o Aratu que é um pequeno caranguejo que habita os manguezais e o Camarão. A moqueca é preparada com o tradicional caldo de peixe da casa e leite de coco fresco, trazendo a memória afetiva da nossa família.
Captura de Tela 2024-11-07 às 21.46.24
MARENGO PRAIA
Loteamento 3 Coqueiros - Costa do Dendê
Deliciosa Moqueca de Camarão, meticulosamente preparada e servida com aros crocantes. O prato também é acompanhado por um riquíssimo pirão e uma farofa saborosa e sequinha, para adicionar textura e sabor ao prato. Uma verdadeira experiência culinária de paladar inigualável, que ressalta o sabor autêntico do camarão. Um verdadeiro deleite para os amantes de frutos do mar.
WhatsApp Image 2024-11-02 at 16.48.44
MARIA'S JUDITH BAR E RESTAURANTE
Rua Dos Maçons, 28, Vilas Do Atlântico R Belo Horizonte, Lauro de Freitas, Bahia Cep: 42701-380
A apresentação sobre a moqueca nordestina destaca a rica tradição culinária do Brasil, enfocando uma versão especial que combina pescada amarela, camarão, queijo coalho, banana da terra e creme de aipim, todos preparados com ingredientes selecionados. O processo de preparo é descrito em etapas, incluindo a marinada, o cozimento em panela de barro e a finalização com creme de aipim, que agrega cremosidade ao prato. Acompanhamentos como arroz branco, pirão, feijão fradinho e farofa são sugeridos para complementar a refeição.
_MG_1337(1)
MOARA RESTAURANTE
1a Travessa Luiz Tarquinio Pontes, 223, Galpao Box 51, Lauro de Freitas/BA – CEP: 42702430
Nossa moqueca de camarão celebra a simplicidade e autenticidade dos ingredientes baianos. No Moara, acreditamos que o segredo para uma moqueca inesquecível está em respeitar cada detalhe do preparo tradicional. Usamos camarões frescos, temperados na medida certa com alho, cebola e tomates, tudo cozido lentamente no dendê puro e leite de coco, garantindo uma explosão de sabor e textura em cada garfada. Finalizada com cheiro-verde e acompanhada de arroz, farofa de dendê e o melhor vatapá da Bahia, nossa moqueca representa o melhor da cozinha baiana: o básico, quando bem feito, torna-se extraordinário.
WhatsApp Image 2024-11-07 at 18.16.29
MR. CARANGUEJO
Rua Manoel Antonio Galvao, 29, Edif Bar e Restaurante Loja Terreo/1 Andar, Salvador/BA – CEP: 41940060
A Moqueca Mr. é uma verdadeira explosão de sabores, combinando camarão, filé de lagosta, caranguejo e polvo, todos envolvidos em um molho cremoso de leite de coco e azeite de dendê. Os temperos e especiarias trazem um equilíbrio perfeito entre o doce e o salgado, enquanto os pimentões e as cebolas intensificam a profundidade do sabor. Uma iguaria que une frescor e intensidade, oferecendo uma experiência única de frutos do mar.
moqueca camarao
NANK GASTROBAR
Rua Oswaldo Cruz, 122- Rio Vermelho, Salvador, Bahia, Brazil Cep: 41.940-000
A Moqueca de Camarão do Nank é uma verdadeira explosão de sabores autênticos. Preparada com camarões fresquíssimos, cozidos no leite de coco cremoso, extraído diretamente da polpa do coco, a receita leva temperos da nossa terra, que realçam o frescor e a intensidade de cada ingrediente. Como um dos acompanhamentos, servimos o nosso exclusivo Vatapá, uma mistura rica e irresistível, preparada com pão e uma generosa quantidade de temperos que fazem toda a diferença no sabor. Uma combinação única que traz o melhor da culinária local em cada garfada.
_MG_6748
NORDHAUS CERVEJARIA
Cais Orla Fluvial Manoel Novaes, 2335, Orla Nova Anexo I, Juazeiro/BA – CEP: 48903075
Nossa moqueca é uma celebração dos sabores e tradições brasileiras, inspirada nas margens do rio São Francisco, que é uma rica fonte de vida e cultura para a nossa região. O peixe fresco é cozido lentamente em um caldo aromático de leite de coco e azeite de dendê, que se mistura aos pimentões coloridos, cebola e tomates, criando um sabor complexo e envolvente. O coentro fresco coroa o prato, reforçando a autenticidade dessa experiência gastronômica. Para acompanhar, oferecemos um delicioso arroz de coco, que complementa a cremosidade da moqueca, um pirão feito com o próprio caldo do prato, trazendo ainda mais sabor, uma farofa de banana levemente adocicada que contrasta de forma harmoniosa, e o tradicional molho lambão, que adiciona um toque de frescor e acidez, elevando a experiência.
IMG_3042
POUSADA RURAL ENCANTOS TIMORANTE
Fazenda Encantos Timorante, S/N, Br 030 Regiao 03 Cachoeiras, Boa Nova/BA – Cep: 45250000
Nesta receita especial, a jaca verde, ingrediente versátil e abundante em nossa região, ganha um novo sabor. Combinada com a banana da terra, cria uma base agridoce, o toque especial fica por conta do leite de coco, do azeite de dendê e dos temperos frescos que compõem o tradicional tempero baiano, tudo isso numa panela de Barro e para compor e findar o preparo o toque especial de muito amor. Uma explosão de sabores que te transportará para um verdadeiro paraíso culinário. Ideal para quem busca uma opção vegana, saborosa e nutritiva.
Captura de tela 2024-11-04 171135
QUILOMBOLA BAR E RESTAURANTE
Rua das pedras, 89, Lençóis/BA
A nossa Moqueca de Camarão com Banana-da-Terra combina o sabor do litoral com o tempero da Chapada Diamantina. Na panela de barro, o camarão recebe o toque do leite de coco e o azeite de dendê do quilombo do Remanso. A banana-da-terra cortada em rodelas, adiciona um leve adocicado que contrasta harmoniosamente com o fruto do mar. Servida com arroz, farofa e pirão, a moqueca representa a cultura quilombola e as paisagens naturais de Lençóis.
WhatsApp Image 2024-11-03 at 17.24.04
RESTAURANTE AILTON CHEF GOURMET
Rua Sóter Barros - Centro, Santo Antônio de Jesus/BA, Cep: 44430-558
A moqueca de soja é uma invenção com explosão de sabores. A soja é um produto pouco explorado na culinária por ser sem sabor, com um toque de sofisticação damos um sabor a ela. E foi criada essa maravilhosa moqueca que é construída com itens indispensáveis como dendê, coentro e limão.
Foto moqueca 01
RESTAURANTE ASA BRANCA
Avenida Olivia Flores de 668/669 a 3498/3499, n° 913, Vitória da Conquista/BA – Cep: 45028610
A moqueca de camarão com polvo do Asa Branca é um prato estilizado que reflete a essência da culinária baiana, com influências de três culturas: a indígena, a portuguesa e a africana. Na tradição indígena absorvemos a técnica de cozinhar em panelas de barro, resgatando o sabor ancestral da região, já a influência portuguesa traz o azeite de oliva e o vinho, enriquecendo o sabor da moqueca, por fim a cultura africana com a riqueza do dendê e o uso de coentro. Nossa moqueca de camarão com polvo é uma criação que combina sabores e texturas em perfeita harmonia. Camarões frescos e polvos macios são cozinhados em uma mistura de azeite de oliva, dendê, cebola, alho, coentro, pimentões e pimenta de cheiro, regada ao leite de coco, realçando o sabor do mar. Servido com arroz branco, farofa de mandioca crocante com dendê, e o pirão do caldo, para intensificar o sabor do mar, sem contar com a salada de tomate sem pele e sem semente.
moqueca concurso 2024
RESTAURANTE CASA DE MOA
Av. Santo Antônio, 141 - Capuchinhos, Feira de Santana - BA, Cep: 44076-050
A Moqueca do Moá traz uma mistura singular e autêntica dos ingredientes baianos. Além do tradicional camarão, nosso prato tem a maciez do polvo cozido no ponto certo, junto com beijupirá - peixe branco considerado o salmão baiano - macio e tenro. A castanha de caju possibilita uma textura diferenciada e nosso dendê de pilão faz a mágica acontecer, suavizando o prato e dando vida a essa mistura!
bbfb81d9-9cf6-41f1-a806-8b8840582167
RESTAURANTE DA CRIS
Praca Rui Barbosa, n 30
Imagine-se à beira-mar, com a brisa suave e o aroma dos temperos frescos: é assim que se sente ao saborear nossa Moqueca de Camarão Gratinada no Coco Verde. Esse prato traz a autenticidade da culinária baiana, com camarões suculentos e temperos frescos, cozidos em leite de coco e finalizados com uma irresistível camada gratinada. A moqueca é cuidadosamente servida dentro de um coco verde, que preserva o calor e a umidade, mantendo os sabores intensos e a cremosidade do prato.
IMG_20241029_120450051
RESTAURANTE DOIS DOIS
Rua Visconde de São Lourenço, Nova Viçosa Cep: 45920-000
A moqueca de Peixe a Escabeche ao Molho de Siri do restaurante Dois Dois é uma verdadeira celebração da tradição culinária de Nova Viçosa. Preparada com peixes frescos, essa receita homenageia o trabalho dos pescadores nativos, que preservam o legado das águas locais. A moqueca ganha um toque especial com o azeite de dendê, ingrediente essencial e retirado de forma artesanal pelos nativos, respeitando e valorizando a agricultura familiar. Esse dendê, cultivado com carinho e tradição, traz o sabor autêntico da nossa terra e homenageia os saberes ancestrais, fortalecendo a conexão com nossas raízes.
WhatsApp Image 2024-11-04 at 10.26.15
RESTAURANTE FAZENDA LAURENA
Fazenda Laurena, Ipiaú Cep: 45570000
Meu prato foi inspirado no nordeste, então fiz uma moqueca de jabá, com camarão defumado e banana da terra, trazendo uma harmonia entre o defumado e doce da banana a uma proteína que é muito versátil. Na finalização, acrescentei gengibre ralada pra dá picancia, coco ralado e castanha de caju triturada pra ter uma sensação de crocância.
PHOTO-2024-10-29-14-10-52
RESTAURANTE MANANCIAL BEIRA RIO
Av. Beira Rio - Bairro São José, Correntina - BA, Cep: 47650-000
A moqueca do Restaurante Manancial é composta por camarão e pescada amarela. Escolhemos esse peixe por ser saboroso com pouca espinha fazendo uma junção perfeita com camarão, tornando seu sabor inconfundível. Outro diferencial aqui de Correntina, Oeste baiano, é que todos os nossos insumos tais como: tomates, pimentões, cheiro verde, entre outros ingredientes são frescos, sem agrotóxicos, produzidos em nossa região, valorizando a agricultura familiar e gerando empregos para várias famílias.
thiara
RESTAURANTE MIRANTES MARINA
Caminho das Praias, 3 - Praia da Tiririca, Itacaré - BA, 45530-000
Imagine um prato que combina o frescor do mar, a rusticidade e o sabor marcante da terra. A Maxixada Terra e Mar sem dúvida é combinação perfeita que vai além da imaginação. O maxixe cozido em rodelas se transforma quase em uma esponja que absorve todo sabores e temperos do prato. A carne seca desfiada macia com sabor marcante, se mistura a preciosidade do filé de camarão pistola com toque tropical do leite de coco e azeite de dendê, um aroma envolvente que nos desperta todos sentidos. Mas, o grande destaque vem da terra: o ovo de galinha caipira, suculento e tenro, que é estalado por cima do caldo quente e perfumado trazendo toda cremosidade e explosão de sabores com o toque de limão trazendo frescor e equilibrando a intensidade da moqueca cheia de personalidade.
WhatsApp Image 2024-11-19 at 09.12.00
RESTAURANTE OASIS D'MOURA
R. I Urbis, 268 - Urbis 1, Santo Antônio de Jesus - BA, Cep: 44444-148
A nossa receita utiliza filé de camarões frescos marinados com azeite extra virgem, mamão verde cortado a brunoise, para lembrar a utilização desse fruto nas receitas afro-brasileiras, como também um mix de cogumelos frescos cultivados no recôncavo baiano, dentre eles shimeji, shitake, champignons todos eles laminados temperados com sal e azeite de oliva e Porto belo, além disso leva também pimenta dedo de moça, talos de coentro, cebola, pimentões, tomate cortados a juliene, leite de Coco natural, azeite de dendê artesanal.
_RESTAURANTE ORI_ - _Moqueca mista de peixe camarão_ (1)
RESTAURANTE ORI
Avenida Santa Luzia, 656, loja 11, Salvador/BA – Cep: 40295050
Moqueca de peixe com camarão, escolhemos uma moqueca mista pois o Chef Fabrício gosta da composição camarão mais o peixe, tornando a moqueca com sabor mais marcante. O Chef em toda sua trajetória gosta de utilizar os peixes mais frescos possíveis e camarão do mar. O peixe que ele mais gosta de utilizar seria o Beijupira, utilizamos também o dendê de origem de um produtor da ilha de Itaparica que é feito de forma artesanal.
2024-11-04 111429
RESTAURANTE POR DO SOL
Vila de Barra de Serinhaem - Itubera/BA
A moqueca é um prato de origem indígena, portuguesa e africana, que resulta da mistura de técnicas de cozimento. A moqueca de polvo, camarão e banana se tornou um clássico no restaurante pôr do sol. É maravilhoso sentir o agridoce em uma moqueca e aquele sabor especial do limão. Servido com arroz branco e uma farofa de azeite acebolada.
610fdaf8-dd0a-4d05-b86d-b744011092f1
RESTAURANTE POSTO 12
Rua Aristides Milton, 32, Itapuã, Salvador/BA – CEP: 41610011
A moqueca Tarde de Itapuã é um mix de sabores que só se vê aqui no Restaurante Posto 12, na Bahia. Os itens que compõem esse prato, trazem uma harmonização perfeita e equilibrada nos sabores e aromas, sendo o peixe pescada amarela um clássico das moquecas, acompanhados de filé de camarão e filé de lagosta, combinados com o adocicado do dendê, o frescor e picância do gengibre e o gosto cítrico do lemon pepper que combina com os ingredientes presentes na receita, trazendo uma explosão de cores e sabores ao paladar. Essa moqueca é servida com um arroz branco soltinho, farofa e pirão de dendê feito com caldo de frutos do mar. A moqueca vai muito além do que se vê no prato, ela é uma representação de nossas origens, influências e costumes. Pensando nisso, preparamos sempre com muito cuidado e carinho para que seja uma experiência completa e deliciosa.
WhatsApp Image 2024-11-03 at 16.54.30
RESTAURANTE ROTA DOS SABORES
Praça Brao do Sincora - Ituaçu/BA
Feita em Ituaçu, portal sul da Chapada Diamantina, no Restaurante Rota dos Sabores, a Moqueca de Peixe com Jaca encanta a clientela com uma explosão de sabores. Unimos a tradicionalidade da moqueca baiana, através do peixe e a diversidade do tempero baiano na Chapada Diamantina através da Jaca, fruta típica da região. Um verdadeiro toque gastronômico com cheiro de dendê.
DSC_0571
RESTAURANTE SABOR DA SERRA
Rua da Baderna, Lençóis/BA Cep: 46960-000
Nossa Moqueca D'Água Doce celebra sabores nordestinos com surubim, caroço de jaca e coquinho licuri. A jaca permite aproveitamento integral: gomo, palmito e caroço. O licuri traz crocância marcante, e o surubim, "Rei do São Francisco", é a estrela do prato. Coentro, dendê e leite de coco harmonizam os ingredientes. Essa moqueca é um tributo à Bahia e prova que tradição e inovação criam uma receita inesquecível!
IMG-20241030-WA0067
RESTAURANTE SERTANEJO
Avenida BA 099 - Próximo ao Aeroporto de Salvador
Nessa moqueca de Lagosta, o frescor dos frutos do mar encontra o tempero vibrante da Bahia. Preparada com lagostas frescas e suculentas, essa receita traz a harmonia do queijo, do azeite de dendê e dos temperos aromáticos, criando uma explosão de sabores a cada garfada. A chef Manu adicionou um toque especial de Subaúma, capturando a essência da culinária litorânea e oferecendo uma experiência rica em tradição e sabor da Bahia. Um prato que vai além do paladar, celebrando a cultura e a beleza do litoral.
unnamed (4)
RESTAURANTE SORRISO BAIANO
Avenida Presidente Kennedy, 544, Térreo, Prado/BA – Cep: 45980000
Na dança das cores e sabores da Bahia, surge a moqueca, um poema em forma de prato. O vermelho vibrante dos tomates maduros se entrelaça com o dourado do azeite de dendê, trazendo à mesa a essência do sol e do mar. O leite de coco, suave como um sussurro, envolve cada ingrediente em um abraço cremoso, enquanto os frutos do mar — mexilhões e camarões — se juntam à festa, trazendo frescor e um toque do oceano. Cada colherada é uma sinfonia de texturas e aromas que nos transporta para as praias quentes da Bahia, onde o calor da cultura se mistura ao sabor inconfundível da tradição. É um convite para celebrar a vida, a união e a riqueza da culinária baiana, onde cada prato conta uma história e cada ingrediente é uma nota na melodia do nosso paladar.
unnamed-2
SABORES E DENDÊ
Rua Numa Pompilio Bitencourt, 395, Salvador, Bahia, Brazil Cep: 41100170
Nossa Moqueca Sabores leva o nome do restaurante por simbolizar nossa essência: a comida caseira, feita com amor e carregada de tradição. Este prato é especial, pois incorpora o raro siri-mole, polvo de textura delicada, camarões grandes e suculentos, além de um peixe selecionado. Cada ingrediente é preparado com o tempero único da nossa Chef, que transforma essa moqueca em uma experiência gastronômica inesquecível.
WhatsApp Image 2024-11-02 at 14.40.24
SANTORINI HOTEL E RESTAURANTE
Estr. da Balsa, 67 - Arraial d'Ajuda, Porto Seguro/BA, Cep:45816-000
Indescritível é o sabor da moqueca 7 mares lavada no autêntico dendê, saborizada pela infusão de pimentões verdes, vermelho e amarelo, aromatizado por pimenta de cheiro e pimenta branca, coentro da nossa terra e tomates frescos, coroado por posta de dourado ao encontro de file de camarão, polvo, lula e mariscos finalizado ao legítimo leite de artesanal, limão pepper sal e azeite.
IMG-20241029-WA0154
TEMPERO DE FAMÍLIA
R. Itaquaraci, 14 - Boa Vista do Lobato, Salvador - BA, Cep: 41270-770
A moqueca de Banana da Terra com Camarão Fresco é uma receita ancestral que me remete à cozinha baiana que aprendi com a minha mãe. Leva azeite de dendê nossa referência na Bahia, leite de coco, camarão seco trazendo contraste do agridoce da banana com os camarões e todos os temperos tradicionais como cebola roxa, pimenta dedo de moça e especiarias. Por fim, o prato é finalizado com coentro e servido no prato de nagé.
Captura de Tela 2024-11-07 às 22.08.59
TROPICÁLIA RESTAURANTE
Rua das Portas do Carmo, 01, Casa, Térreo, Pelourinho, Salvador/Bahia - Cep: 40026290
Esta receita ancestral é fruto de um legado nativo da ilha de Itaparica, somado à tradição secular. Consiste em uma saborosa moqueca de peixe com camarão, feita com o melhor dendê de pilão acompanhada de arroz de coco, Pirão da moqueca, banana frita, farofa, molho lambão e muito amor.
WhatsApp Image 2024-11-12 at 11.34.04
VILA CAXACA
Vila Caxacá, Fazenda Nossa Senhora da Saúde, s/nº - Zona Rural, Glória - BA, 48610-000
Moqueca de Tilápia com banana da terra. Acompanha Pirão, Arroz branco e farofinha de dendê com castanha de caju
unnamed (3)
ZOHRA ITAPARICA
Avenida 25 de Outubro, 01, Cais, Itaparica/BA – CEP: 44460000
Essa moqueca se chama caçadoras de talentos, nela você sente os melhores sabores do fundo mar. Lagostas, camarões rosa, vieiras, ostras, mexilhões. Filé de peixe acompanhado com um incrível pirão, arroz branco e uma farofa de banana da terra de dar água na boca.

REGULAMENTO

Concurso da Moqueca - Edição 2024

  1. Dados gerais

Nome: Concurso da Moqueca – Edição 2024

Data da realização:
● Etapa Zonas Turísticas: 08 de novembro a 24 de novembro de 2024

Etapa Concurso Final: 07 de dezembro de 2024

Promotora do concurso:
● Abrasel – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – Seccional Bahia

Comprove Consultoria Empresarial Ltda

  1. Apresentação

O Concurso da Moqueca – 2a Edição 2024 é um evento gastronômico que visa promover a tradição da Moqueca, um dos pratos mais icônicos da culinária da Bahia, em um formato inovador que une o presencial e o digital. A competição contará com a participação de representantes das 13 Zonas Turísticas da Bahia, celebrando a diversidade de sabores e técnicas que fazem parte dessa herança cultural;

O evento busca fortalecer o turismo gastronômico no Estado, gerar empregos e divulgar a riqueza culinária da Bahia. Ele será realizado em diversas regiões do estado, permitindo que os participantes explorem e apreciem as particularidades gastronômicas de cada zona turística;

 

2.1. Objetivo Geral

Promover e valorizar a Moqueca como patrimônio culinário, fortalecendo o turismo gastronômico e consolidando a Bahia como um destino de excelência no Brasil e internacionalmente;

2.2. Objetivos Específicos

●  Eleger a melhor receita de moqueca no Concurso da Moqueca – 2a Edição 2024 por meio de voto popular e avaliação de um júri técnico;

●  Criar um ranking das melhores moquecas nas 13 Zonas Turísticas do estado;

●  Fomentar o empreendedorismo gastronômico e fortalecer a cadeia produtiva local;

●  Atração de turistas e moradores, promovendo movimentação econômica no setor de serviços (alimentação, hospedagem e comércio);

●  Promover capacitação e qualificação dos participantes por meio de oficinas e cursos;

 

3. Modalidade operacional

A participação dos restaurantes no concurso não implicará alteração no funcionamento habitual dos estabelecimentos, que deverão manter os mesmos horários, dias de operação e cardápio, com a inclusão da oferta da receita de moqueca participante durante o período do concurso;

 

4. Regras gerais

4.1. Poderão participar do concurso os estabelecimentos que atendam aos seguintes critérios:

O estabelecimento deve estar localizado em municípios localizados nas Zonas Turísticas do Estado da Bahia;

●  Possuir CNPJ ativo e alvará de funcionamento vigente;

●  Cumprir as exigências da Vigilância Sanitária;

4.2. A falta de qualquer documento necessário inviabiliza a inscrição do estabelecimento;

4.3. A oferta da receita de Moqueca inscrita deverá constar no cardápio do restaurante durante todo o período de realização do concurso;

 

5. Inscrição

5.1. Pré-inscrições: As pré-inscrições estarão abertas a partir das 10 horas do dia 15 de outubro até às 23h59m do dia 31 de outubro de 2024, por meio do site oficial www.concursodamoqueca.com.br;

5.2. Confirmação da Inscrição: A confirmação da inscrição deverá ocorrer entre a partir das 10 horas do dia 15 de outubro até às 23h59m do dia 31 de outubro de 2024, com o envio de todos os dados necessários para a participação no concurso;

5.3. O responsável pela inscrição do estabelecimento deverá garantir que todas as informações fornecidas, incluindo nome, endereço, email, CNPJ, dados de contato e quaisquer outros dados solicitados, sejam precisos e completos;

5.4. Responsabilidade pela veracidade dos Dados: O responsável pela inscrição do estabelecimento é o único responsável pela precisão e veracidade de todas as informações fornecidas no processo de inscrição. Essas informações serão utilizadas em todas as comunicações oficiais do Concurso da Moqueca – 2a Edição 2024, incluindo divulgações nas redes sociais, portais de comunicação, e demais materiais promocionais. A organização do concurso não poderá ser responsabilizada por erros, omissões ou informações incorretas fornecidas durante todo o processo de realização do Concurso da Moqueca – 2a Edição 2024. Qualquer inconsistência ou informação incorreta poderá resultar na desclassificação do estabelecimento ou na impossibilidade de participação no concurso;

5.5. A qualquer tempo poderá ser anulada a inscrição e/ou tornada sem efeito, desde que verificadas falsidades ou inexatidões de declarações ou informações prestadas pelo participante nos documentos solicitados neste regulamento;

5.6. A inscrição no concurso implica o conhecimento e a tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste regulamento, em relação às quais não poderá alegar desconhecimento;

 

6. Etapas do Concurso

A avaliação do Concurso da Moqueca – 2a Edição 2024 será composto por 02 Etapas: 6.1 Etapa 1 – Eleição da melhor moqueca da Zona Turística por voto popular via internet:

6.1.1. Os estabelecimentos participantes de cada Zona Turística do Estado da Bahia serão eleitos por voto popular, através de votação online;

6.1.2. Os votos populares serão computados no site www.concursodamoqueca.com.br no período compreendido entre 00h01 do dia 08 de novembro de 2024 às 23h59 do dia 24 de novembro de 2024;

6.1.3. O público irá votar no site do concurso indicando seu estabelecimento preferido que tenha a melhor receita de moqueca inscrita no Concurso da Moqueca – 2a Edição 2024 na sua avaliação;

6.1.4. Será 01 (um) estabelecimento classificado como vencedor da Etapa 1, definido com a maior votação através do voto popular pela internet;

6.1.5. O estabelecimento vencedor da Etapa 1 de cada Zona Turística do Estado da Bahia estará automaticamente classificado para a Etapa 2 do Concurso da Moqueca – 2a Edição 2024;

6.1.6. Os estabelecimentos classificados deverão enviar para o email concursodamoqueca@gmail.com no prazo de até 03 (três) dias da data de divulgação dos resultados a receita detalhada do prato participante contendo ingredientes completos, modo de preparo e rendimento. Caso o restaurante não envie a receita no prazo estipulado, será automaticamente desclassificado do concurso;

6.1.7. Apuração
A apuração dos votos se dará pelo critério de maior número de votos apurados para o estabelecimento participante no site www.concursodamoqueca.com.br;

O critério de desempate será a favor do estabelecimento que possua a sua data de abertura mais antiga constante do CNPJ do estabelecimento;

6.2 Etapa 2 – Eleição da melhor receita de moqueca inscrita no Concurso da Moqueca – 2a Edição 2024 por júri técnico indicado pela Abrasel:

6.2.1. Os estabelecimentos vencedores da Etapa 01 de cada zona turística do Estado da Bahia participarão da segunda etapa que será realizada presencialmente em Salvador;

6.2.2. Na data e local indicados pela organização do concurso, todos os vencedores regionais, que deverão ser representados por, no mínimo, o (a) cozinheiro (a) responsável pela receita, terão seus pratos degustados e avaliados pelo júri técnico;

6.2.3. O (a) cozinheiro (a) do restaurante deverá preparar uma receita em quantidade suficiente para servir porções de degustação para avaliação do júri técnico composto por até 07 (sete) integrantes, 30 porções de degustação, como também um prato individual montado que deverá primar pela estética, pois será exibido ao júri e fotografado;

6.2.4. A organização do concurso disponibilizará estrutura de cozinha básica para preparação dos pratos;

6.2.5. O restaurante deverá levar todos os insumos necessários, utensílios de uso pessoal do cozinheiro (a) e a louça para montagem do prato individual;

6.2.6. As despesas de transporte, alimentação e outras despesas necessárias para o deslocamento do (a) cozinheiro (a) e demais representantes do restaurante até a cidade de Salvador ocorrerão por custo próprio de cada restaurante e sem reembolso;

6.2.7. O júri técnico será formado por membros indicados pela Abrasel, será composto por até 03 (três) chef’s de cozinha e até 04 (quatro) convidados especiais de notório envolvimento com a gastronomia;

6.2.8. O júri técnico irá avaliar as receitas vencedoras dos estabelecimentos classificados na Etapa 1, onde cada restaurante irá preparar presencialmente a sua receita para o Concurso da Moqueca – 2a Edição 2024 e será avaliado pelos seguintes critérios:

Originalidade (irá atribuir nota de 01 à 10);

● Receita (execução e produtos) (irá atribuir nota de 01 à 10) • Apresentação (irá atribuir nota de 01 à 10);

● Harmonia do prato (irá atribuir nota de 01 à 10);

● Sabor (irá atribuir nota de 01 à 10);

6.2.9. O estabelecimento com a maior pontuação será declarado vencedor do Prêmio Dendê de Ouro 2024, com prêmios Dendê de Prata e Dendê de Bronze para os segundo e terceiro colocados, respectivamente;

6.2.10. O critério de desempate será a favor do estabelecimento que possua a sua data de abertura mais antiga constante do CNPJ do estabelecimento;

6.2.11. O somatório da avaliação do júri técnico também irá determinar o ranking das melhores Moquecas Edição 2024 em ordem decrescente de pontuação apurada na Etapa Final;

 

7. Premiação

7.1. Os três estabelecimentos eleitos pelo voto popular Etapa 01 terão como premiação: 7.1.1 Certificado de classificado pelo voto popular;

7.1.2. Menção em notícia veiculada no portal da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia e nas redes sociais;

7.1.3. Menção em notícia veiculada no site da Abrasel Bahia e nas redes sociais da Abrasel Bahia;

7.1.4. Menção em releases distribuídos na imprensa;

7.2. As receitas do Concurso da Moqueca – 2a Edição 2024 eleita na Etapa 2 terão como premiação:

7.2.1. A receita vencedora mais votada pelo júri técnico com a maior pontuação será declarado vencedora do Prêmio Dendê de Ouro 2024;

7.2.1.1. Troféu Dendê de Ouro 2024;

7.2.1.2. Menção em notícia veiculada no portal da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia e nas redes sociais;

7.2.1.3. Menção em notícia veiculada no site da Abrasel Bahia e nas redes sociais da Abrasel Bahia;

7.2.1.4. Realização de matéria jornalística trazendo a história da receita vencedora, do estabelecimento e das pessoas que fazem parte;

7.2.2. A receita vencedora votada pelo júri técnico com a segunda maior pontuação será declarado vencedora do Prêmio Dendê de Prata 2024;

7.2.2.1. Troféu Dendê de Prata 2024;

7.2.2.2. Menção em notícia veiculada no portal da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia e nas redes sociais;

7.2.2.3. Menção em notícia veiculada no site da Abrasel Bahia e nas redes sociais da Abrasel Bahia;

7.2.3. A receita vencedora votada pelo júri técnico com a terceira maior pontuação será declarado vencedora do Prêmio Dendê de Bronze 2024;

7.2.3.1. Troféu Dendê de Bronze 2024;

7.2.3.2. Menção em notícia veiculada no portal da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia e nas redes sociais;

7.2.3.3. Menção em notícia veiculada no site da Abrasel Bahia e nas redes sociais da Abrasel Bahia;

 

8. Divulgação dos Resultados

8.1. A divulgação do resultado da Etapa 1 – Eleição das melhores moquecas da Zona Turística por voto popular via internet se dará até o dia 27 de novembro de 2024;

8.2. A divulgação do resultado da Etapa 2 – Eleição da melhor Concurso da Moqueca – 2a Edição 2024 por júri técnico indicado pela Abrasel se dará ao final da realização da etapa no dia 07 de dezembro de 2024;

 

9. Disposições Finais

9.1. O acompanhamento das publicações, editais, avisos e comunicados referentes ao concurso é de responsabilidade do candidato;

9.2. É de responsabilidade do candidato manter seu endereço comercial, endereço eletrônico e telefone atualizados para viabilizar os contatos necessários, sob pena de, se for selecionado, perder o direito ao prêmio caso não seja localizado;

9.3. O e-mail será o meio de comunicação mais importante entre a organização do festival e o estabelecimento inscrito, portanto, é fundamental que o inscrito informe corretamente seu endereço eletrônico e verifique rotineiramente as mensagens recebidas;

9.4. Se faz necessário que o inscrito cadastre o e-mail concursodamoqueca@gmail.com em sua lista de contatos, a fim de evitar que as mensagens sejam direcionadas para a caixa de spam (lixo eletrônico);

9.4.1. Aqueles que tiverem quaisquer dúvidas deverão entrar em contato por meio do correio eletrônico concursodamoqueca@gmail.com;

9.5. A promotora será responsável por monitorar a mecânica de votos populares por meio de ferramenta digital bem como a etapa de julgamento técnico das receitas, alteração de mecânica e previsões deste regulamento, resolução de qualquer espécie de dúvidas e controvérsias que surjam em virtude deste concurso, modificação de qualquer item do presente regulamento, assim como quaisquer outras interferências que se tornem necessárias;

9.6. As decisões e julgamentos do júri técnico serão tomados por maioria simples, sendo soberanas e não suscetíveis de recurso ou impugnação, independente da fase do concurso ou da premiação;

9.7. Ao participar deste concurso, nos termos deste regulamento, o participante estará automaticamente autorizando, desde já e de pleno direito, de modo expresso e em caráter irrevogável e irretratável, o uso gratuito e livre de qualquer ônus ou encargo do nome, da imagem e da descrição da receita do prato inscrito no concurso, bem como de seu nome, nome da empresa que representa, sua imagem e sua voz bem como a de seus funcionários em fotos, arquivos e/ou meios digitais ou não, digitalizadas ou não, bem como em cartazes, filmes e/ou vídeo clipes, spots, jingles e/ou vinhetas, em qualquer tipo de mídia e/ou peças promocionais, inclusive em televisão, rádio jornal, cartazes, faixas, outdoors, mala-direta, post’s em qualquer rede social e na internet, para ampla divulgação da conquista do prêmio do concurso, com exclusividade e em caráter gratuito, sem que tal autorização signifique, implique ou resulte em qualquer obrigação de divulgação nem de pagamento, concordando ainda, inclusive, em assinar eventuais recibos e instrumentos neste sentido e para tal efeito, sempre que solicitado pela promotora, individual ou conjuntamente consideradas;

9.8. Ao participar deste concurso, nos termos deste regulamento, o participante estará automaticamente autorizando o uso da receita, inclusive, mas sem limitação, os direitos de expor, publicar, reproduzir, armazenar e/ou qualquer outra forma dela se utilizar, o que o participante faz de modo expresso e em caráter irrevogável e irretratável, desde já e de pleno direito, em caráter gratuito e sem qualquer remuneração, ônus ou encargo, podendo referidos direitos serem exercidos por meio de cartazes, filmes e/ou vídeo clipes spots, jingles e/ou vinhetas, bem assim em qualquer tipo de mídia e/ou peças promocionais, inclusive em televisão, rádio, jornal, cartazes, faixas, outdoors, mala-direta post’s em qualquer rede social e na internet, para a ampla divulgação do vencedor deste concurso e/ou de seu desenvolvimento posterior, com exclusividade e sem que tal autorização signifique, implique ou resulte em qualquer obrigação de divulgação nem de pagamento, concordando ainda, inclusive, em assinar eventuais recibos e instrumentos neste sentido e para tal efeito, sempre que solicitado pela promotora, individual ou conjuntamente consideradas;

9.9. Ao participar deste concurso nos termos deste regulamento, o participante estará automaticamente conhecendo e aceitando expressamente todos os pontos destacados nesse documento, individual ou conjuntamente consideradas, não sendo a promotora responsável nem poderá ser responsabilizada por qualquer dano ou prejuízo oriundo da participação no concurso e/ou da eventual aceitação do prêmio;

9.10. Tendo em vista as características inerentes ao ambiente da Internet, a promotora não se responsabiliza por interrupções ou suspensões de conexão ocasionadas por caso fortuito ou de força maior, como por exemplo, votos não computados. A promotora também não será responsável por transmissões de computador que estejam incompletas ou que falhem, bem como por falha técnica de qualquer tipo, incluindo, mas não se limitando, ao mau funcionamento eletrônico de qualquer rede, “hardware” ou “software”, a disponibilidade e acesso à Internet, à ferramenta de votação, assim como qualquer informação incorreta ou incompleta sobre o concurso e qualquer falha humana, técnica ou de qualquer outro tipo;

9.11. Tentativas de fraude à ferramenta de votação serão consideradas como infração à legislação pátria e aos termos do presente regulamento, ensejando o imediato cancelamento de sua participação, sem prejuízo, ainda, da apuração de eventuais indenizações e medidas penais e civis cabíveis. Os casos omissos serão esclarecidos e dirimidos por representantes da empresa promotora, sendo suas decisões soberanas e irrecorríveis;

9.12. O presente regulamento poderá ser alterado e/ou o concurso suspenso ou cancelado, sem aviso prévio, por motivo de força maior ou por qualquer outro fator ou motivo imprevisto que esteja fora do controle da promotora, individual ou conjuntamente consideradas, e que comprometa a realização do concurso de forma a impedir ou modificar substancialmente a sua condução como originalmente planejado;

9.13. Os casos omissos e as dúvidas suscitadas em qualquer fase do presente Concurso serão resolvidos pela promotora do Concurso;

9.14. A Promoção tem caráter exclusivamente recreativo.